Agradeço a todos ou agradeço à todos?

Rss     Subscribe     Share     Tweet    

0 Points

Lead

Nov 8 06 10:53 AM

Tags : :

Estou com isso na cabeça há dois dias já, alguém pode me auxiliar?eu acho que o "a" não tem crase mas ultimamente vi pessoas escrevendo com crase, por isso minha dúvida. Bons estudos!!!!!!!
Quote    Reply   

kaleosilva

Novo usuário

#1 [url]

Nov 8 06 8:08 PM

Re: Agradeço a todos ou agradeço à todos?

ROSSI wrote:
Estou com isso na cabeça há dois dias já, alguém pode me auxiliar?eu acho que o "a" não tem crase mas ultimamente vi pessoas escrevendo com crase, por isso minha dúvida. Bons estudos!!!!!!!

É sem crase.

Para haver crase, tem que ter um "a" da preposição mais um "a" de artigo definido feminino. E "todos" é mas¨&*lino.

Ah, mas e se fosse "Agradeço à todas"? Bem, como "todas" é plural, o artigo varia, então teria que ser "Agradeço às todas". Mas nem assim está certo. Não cabe o artigo definido antes de "todas" (fundamento teórico pra isso não sei, talvez seja porque pronome indefinido e não combina com artigo definido).

Agora, "agradeço às mulheres todas presentes nesta sala" é ok.

Espero ter ajudado.

Quote    Reply   

#2 [url]

Nov 9 06 6:33 AM

Achei isso:

Agradeço os ¨&*mprimentos

É isto que se faz: agradecemos os ¨&*mprimentos, as flores, a recomendação, e não pelos ¨&*mprimentos e pela recomendação.

O verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa. Em outros termos: você agradece alguma coisa [objeto direto] a alguém [objeto indireto]. Nem sempre é mencionada a pessoa a quem se agradece algo. Mas se precisar ou quiser mencioná-la, você a introduz com a preposição a, antes ou depois do objeto:

- Agradeço ao senhor / à senhora as flores que me enviou.

- Agradecemos a Deus as bênçãos recebidas.

- Vou agradecer ao chefe sua carta de recomendação.

- Todos quiseram agradecer o bom atendimento ao garçom.

Quando for o caso de substituir a pessoa/substantivo por um pronome pessoal, diga:

- Agradeço-lhes a recomendação.

- Devo agradecer-lhe os ¨&*mprimentos.

- Agradecemos a ele o bom atendimento.

A introdução de ‘pelo’ na frase se explica porque é essa a preposição usada com os adjetivos ‘obrigado’ e semelhantes:

- Muito obrigada pelas flores.

- Estou agradecido por tudo.

- Ficamos gratos por/pela sua compreensão.

Mas no caso do verbo agradecer, teríamos (do ponto de vista rigoroso da gramática, repito) dois objetos indiretos se disséssemos "Agradeço a V.Sa. pela recomendação".

Agradecimento com adjetivo e substantivo

Se quem agradece é homem, diz OBRIGADO; se é mulher, OBRIGADA. E quando o agradecimento parte de vários homens ou de várias mulheres? Usa-se o plural? Vejamos: "Vamos bem, obrigados."(?) ou "Muito obrigadas."(?) Fica estranho, sem dúvida. Não se recomenda. A saída para o grupo é fazer um rodeio, empregar outras fórmulas:

- Estamos gratos/gratas.

- Ficamos muito agradecidos.

- Estamos reconhecidas pela homenagem.

- Transmitimos a todos nossos agradecimentos / nosso reconhecimento / nossa gratidão.

Outra solução é substantivar a expressão "muito obrigado", que daí serve para homem e mulher ou homens e mulheres indistintamente:

- A todos, o nosso muito-obrigado.

- Recebam nosso muito-obrigado por tudo, exclamaram as garotas.

- Gostaria de expressar (o) meu muito-obrigado.

Detalhe a observar: o uso do hífen quando se forma o substantivo composto. E sabe-se que se trata de um substantivo pela anteposição do artigo – que pode aparecer explicitamente ou ficar o¨&*lto – e do pronome possessivo.

Todo:

O pronome indefinido todo deve ser usado com artigo, se significar inteiro e o substantivo à sua frente o exigir; caso signifique cada ou todos não terá artigo, mesmo que o substantivo exija.

Ex.

Todo dia telefono a ela. (Todos os dias)
Fiquei todo o dia em casa. (O dia inteiro)
Todo ele ficou machucado. (Ele inteiro, mas a palavra ele não admite artigo)

Todos, todas:

Os pronomes indefinidos todos e todas devem ser usados com artigo, se o substantivo à sua frente o exigir.

Ex.
Todos os colegas o desprezam.
Todas as meninas foram à festa.
Todos vocês merecem respeito

Nao achei nada especifico para a sua pergunta, mas com as definicoes acima, cheguei a conclusao que e' sem crase.

Espero ter ajudado em algo.

Furi
** " No fim tudo dá certo, se não deu é porque não chegou ao fim! " ** (Fernando Sabino)

Quote    Reply   

#4 [url]

Nov 11 06 8:29 PM

Olá!

Para começar, leia as considerações sobre a regência do verbo agradecer passadas pelo Furi.

Com relação a pronome "todos", não pode haver crase antes dele por se tratar de um nome mas¨&*lino além do que antes de pronomes indefinido não há artigo.

Um abraço.

Professora Glaucia Villela
MSN:

Quote    Reply   
Add Reply

Quick Reply

bbcode help